E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
Lucas 5:3
Nesta passagem podemos ver uma das características mais impressionantes de Jesus - A sua capacidade para ensinar as pessoas em qualquer lugar que estivesse.
Ele não tinha aprendido didática na escola, não contava com recursos tecnológicos como lousas interativas, projetor, microfones ou afins. Não lecionava em salas de aulas preparadas e confortáveis, com ar condicionado, com cadeiras macias...Ele falava onde quer que ele estivesse, utilizando a paisagem, a cultura local, os costumes, o conhecimento da população para ensinar coisas maiores, de maneira que as pessoas pudessem aprender mais facilmente.
Nessa passagem, uma multidão de pessoas se amontava ao seu redor para ouvi-lo, e é quando ele vê dois barco, na margem do lago de Genesaré. Em seguida ele entra em um dos barcos, e pede que se afaste um pouco da margem, para poder falar a multidão. Após terminar de falar, ele pede que Pedro, o dono do barco, lance suas redes na água, para pescar. Pedro, mesmo tendo passado a noite inteira lançando as redes, sem conseguir pescar nada, resolve arriscar mais uma vez, e vê as redes pegarem uma infinidade de peixes, tantos que não podiam ser retirados apenas por ele, necessitando da ajuda de seus companheiros.
Da para tirarmos varias lições para nossas vidas, mas vou dissertar sobre apenas uma.
Era apenas um barco...simples de madeira, não diferente de outros barcos semelhantes a ele. O seu proposito era apenas pescar, e locomover pelas águas. Mas quando Jesus entra no barco, ele o utiliza como um instrumento para impactar a vida daquelas pessoas. O que era um simples barco, agora se torna O barco, o barco que serviu para Jesus mostrar sua mensagem gloriosa e seu poder. Naquele momento o barco se torna um importante instrumento nas mãos dele para impactar a vida daquelas pessoas.
Agora te digo, se ele fez isso com um barco, o que dirá do que ele pode fazer com a nossa vida?
Se um barco ganhou um novo sentido, imagina o ser humano...Se deixarmos nossa mente aberta apenas para ele, podemos também encontrar um novo sentido para existirmos, não apenas para o proposito que o mundo nos faz seguir, mas para um proposito maior, de sermos uteis a Deus e aos outros, como este barco foi útil.
As vezes nos queremos que Deus nos coloque em lugares de destaque, com status, com dinheiro, achando que assim conseguiremos demonstrar a glória de Deus, mas esquecemos que Deus quer nos usar onde estivermos.
No trabalho, na escola, nos círculos de amizade, ou em qualquer lugar, podemos ser usados para um propósito maior, basta querermos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário