quinta-feira, 14 de março de 2013

Luz e Trevas


"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;" Mt 5:14

Uma palavra que sempre ouvi no meio evangélico foi testemunho. Sempre ouvi que através do bom testemunho as pessoas conheceriam Deus. E por bom testemunho, entendia-se um conjunto de regras, condutas e ações que visavam se tornar mais bem vistos perante a sociedade, nos tornando assim luz para os que estão na escuridão.
Sempre concordei com esse ponto de vista, tanto que me lembro de uma vez ter até pensado que o Cristão seria como a lua que não tem luz própria, mas reflete a luz do sol, gerando um pouco de luz em meio a escuridão.
Mas hoje, depois de ter vivido mais, ter tido outras experiencias, vejo que a lua mesmo refletindo a luz, esta distante do homem, por isto é difícil de ser alcançada, portanto não pode ser usada como exemplo para o Cristão, pois a Luz que Jesus fala na bíblia, é uma luz próxima, acessível, que pode ser vista bem de perto.
O que quero dizer com essa viagem toda que fiz nesse texto, é que não adianta demonstrarmos através de nosso comportamento Deus se este ficar inacessível as pessoas, se for algo distante, sem calor.
As pessoas tem sim que ver Deus em nós, mas tem que também ver o homem em nós. Ver nosso Eu verdadeiro, nossas inclinações para o mal, nossos medos, angustias, fraquezas, duvidas, aflições, nossas vontades, sonhos. De nada adianta demonstrar algo sublime, quando não o somos.
As pessoas não conseguiam resistir a palavra de Jesus por que viam que era Deus, mas que também era homem, que sofria, que tinha sentimentos, não tinha pecados, claro, mas viam que ele era autêntico, não fazia tipo, ele parecia ser quem ele realmente era...
Tenho visto de certa forma a eficácia de ser o mais transparente possível (já que ser completamente transparente é algo impossível para nós, humanos, ridículos e limitados), com certas pessoas que conhecem o pior em mim, que viram o quão despresivel eu sou certos momentos, que percebem erros em mim que nem eu mesmo havia percebido, ou que eu mesmo confidenciei coisas que qualquer pessoa gostaria de esconder para parecer alguém melhor, mas que me perguntam a respeito de Deus, que se interessam mais, que prestam mais atenção, que se demonstram mais sensíveis a mensagem do que outras pessoas que tentei ser mais "divino". Pessoas que apesar de todos os meus erros, não me questionam quando eu digo que algo esta errado, não me chamam de hipócrita, e por incrível que pareça ainda dizem que eu sou diferente...Nem eu mesmo consigo entender como uma pessoa que sabe que sou igual a ela, dizer que eu sou diferente, mas talvez seja justamente por isso, por ser próximo.
Isso é só um "testemunho'', não quero ser o modelo a ser seguido por ninguém, só coloquei essa experiencia própria pra eu me lembrar disso primeiramente, e pra talvez ser útil pra alguém, já que nossas experiências servem pra isso

Nenhum comentário:

Postar um comentário